*Post tirado do blog Colagem. Li, achei interessante e resolvi dar o famoso Ctrl c + Ctrl v pra "ajudar" a acalmar os brasileiros... que ilusão a minha... como se alguém entrasse no meu blog.. rs
Na sexta-feira estreou o filme Turistas aqui nos EUA. Para quem ainda não ouviu falar, é um filme de terror que se passa no Brasil. Um grupo de turistas americanos que vai ao país sofre todo o tipo de violência, a maioria morre ou tem algum final sombrio. Recebi um monte de emails com correntes contra o filme, todos brasileiros. Um bafafá danado.
Para acalmar os ânimos brazucas: uma breve enquete aqui no trabalho revelou que ninguém viu o filme ou se interessou em ver. Aliás, os poucos que ouviram falar desse filme nem sabiam que o filme se passa no Brasil. A crítica do New York Times esculhambou, a Entertainment Weekly aconselhou seus leitores a ficarem bem longe desse filme e o USA Today publicou uma notinha para dizer que é tudo ficção. O filme estreou em oitavo lugar e semana que vem não deve nem estar mais no Top 10. Os americanos que acreditarem que o Brasil é assim mesmo que nem o filme são vão ser daqueles que acreditam em tudo o que o presidente fala e na guerra do Iraque, que não são os que costumam viajar muito pro exterior de qualquer forma.
Só acho que ficar indignado com o filme é um exagero bem grande, primeiro porque é ficção (tem um filme semelhante chamado Hostel que é sobre um grupo de turistas americanos que sofre horrores na Europa, esse Turistas já foi apontado como uma cópia descarada de Hostel). Segundo que estamos cansados de saber de casos de turistas assaltados e mortos no Brasil (não faz nem muito tempo um rapaz português de 19 anos foi esfaqueado e morreu na praia de Copacabana em plena luz do dia), então dizer que é um absurdo que um filme dê a entender que o Brasil é perigoso é contradizer os fatos. Eu sempre faço propaganda do nosso país pros meus colegas, mas eu SEMPRE falo que é perigoso.
Enfim, o filme já foi rotulado de porcaria do gênero, não tem credibilidade e não recebeu nem muita atenção da mídia por aqui, a campanha contra rolando no Brasil é a maior repercussão que Turistas conseguiu. Queria mesmo é que o filme tivesse algum efeito no governo tupiniquim, para ver se os políticos tomam vergonha na cara e dão um jeito na situação.
UPDATE 5/12: Um dos meus colegas que não estava aqui ontem veio me falar hoje que viu o filme no final de semana. Ele disse que achou as paisagens lindas e que ficou com vontade de visitar o Brasil. Quando perguntei se ele não ficou assustado com o conteúdo do filme ele falou que não, que filme de terror é assim mesmo.
No comments:
Post a Comment