Li esse texto, achei interessante e resolvi postar.
á reparou que no Brasil é chique chegar atrasado nos eventos? Já ouviu falar que ingleses são pontuais? Já viu alguém usar uma corrente pendurada de um lado pro outro da calça como acessório? As três coisas têm a ver. Vou te contar a origem disso.
No Brasil colonial, a hora das cidades era marcada com o badalar dos sinos da igreja. O coitado do padre estava batendo o sino, então se os fiéis aparecessem imediatamente, ficariam esperando um bom tempo até a missa começar, então chegavam um tempinho depois das badaladas. Além disso, chegava na hora o operário que precisava assinar ponto. Chefes chegavam quando queriam. Aliás, mesmo com a cidade inteira sentada nos bancos, as missas começavam apenas quando o prefeito entrasse na capela.
Já na antiga Inglaterra era diferente. Os recém-inventados relógios de bolso eram incrivelmente caros. Chegar na hora, portanto, era demonstrar a posse de um relógio. Quem chegasse na hora marcada era o rico. Inúmeros indivíduos da classe média usavam apenas a corrente, fingindo ter ali um relógio, para se fazerem passar por finos. Hoje, essas correntes viraram acessórios, já que para fingir ser rico, a classe média usa outras coisas agora.
2 comments:
Eu carregava uma corrente, que era meu chaveiro... mas tava mais pra algo "rock 'n roll" que um relógio "sou rico". ^^
Muito interessante o texto.
Legal que eu cheguei bem atrasado no aniversário que fui sábado... hehehe. Sempre tem aquela desculpa de "entrada triunfal!!".
Beijos itajubense ^^
:**
é né! Só faltou colocar o crédito! rs
Post a Comment