Tuesday, January 08, 2008

..:: Dia do Fotografo! ::..


Hoje é dia do Fotógrafo! Parabéns pra mim, a nova fotografa! \o/

Vou dedicar esse post a essas pessoas (incluindo eu) que são fotografos amadores ou profissionais ou apenas admiradores da fotografia.

Fotógrafo geralmente é considerado um artista, pois faz seu produto (a foto) com a mesma dedicação e da mesma forma que qualquer outro artista visual.

Quando um determinado autor de fotografias baseia grande parte do seu rendimento nesta atividade, diz-se ser um fotógrafo profissional.

Muitas vezes, o adjetivo profissional é usado errôneamente na fotografia para valorizar uma determinada imagem fotográfica ou perícia de um autor. Na realidade, a qualidade da fotografia nem sempre está relacionada com o fato do seu autor ser ou não profissional. Muitos amadores realizam com regularidade imagens mais bem sucedidas que muitos profissionais.


Na realidade "profissional" refere-se apenas à profissão do autor, e não à qualidade do trabalho. Ao mesmo tempo que um profissional pode realizar um trabalho mal feito.

O adjetivo amador, quando atribuído a um fotógrafo, pode ter um significado muito vasto. Pessoas que apenas fotografam a sua família e vida, para uso pessoal, consideram-se fotógrafas amadores. Outros fotógrafos amadores chegam a publicar livros, realizar exposições e dedicam uma vida inteira ao estudo da fotografia.

Um fotografo pode se especializar assim como qualquer outra profissão! As especializações mais conhecidas são a foto reportagem (de eventos sociais), moda, o fotojornalismo, a paisagem, o retrato e a publicitária (arte da fotografia de objetos em estúdio).

Etimologia

Photo (do grego, quer dizer luz) – Photos – Foto

Graphy (do grego, significa escrita) – Graphos – Grafia

Photographia – Photo Grafia – Fotografia = Luz Desenhada

Portanto, fotografia é desenhar com a luz ou "escrita da luz". Fotografia é, como resultado final, uma imagem inalterável, criada pela reflexão da luz.

Em um mundo dominado pela comunicação visual, a fotografia só vem para acrescentar, pode ser ou não arte, tudo depende do contexto, do momento, dos ícones envolvidos na imagem. Cabe ao observador interpretar a imagem, acrescentar a ela seu repertório e sentimento.

«Fotografar é colocar na mesma linha de mira a cabeça, o olho e o coração.»
(Henri Cartier-Bresson)

PS: Esse Henri Cartier nasceu no msm dia que eu... será isso um sinal? hahah

1 comment:

Rurouni Kenshin said...

Bermuda azul e camiseta branca,ok?
aehauehauehauheuheuaheuaheuahuehauheauehuaheuahuheuaheuaheua

Beeeeeeeeeeeeeeijos